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Esta semana muitos consideram a primeira semana do ano e com isso iniciam todos os seus planejamentos e planos estratégicos. Pensando em ajudar nas suas estratégias de 2020 decidimos separar algumas dicas e alguns pontos para você ter atenção neste ano.

  • Planejamento Financeiro: é importante avaliarmos como ficou os saldos do ano anterior e planejar os investimentos a serem feitos, aquisição de novos equipamentos ou matérias, novas contratações para equipe ou até para renegociar aquela dívida que ficou do ano anterior. É necessário contabilizar todos as despesas fixas e variáveis da empresa como as receitas fixas (se existir) ou o plano de vendas como iremos comentar no próximo tópico;
  • Planejamento de Vendas: não dá para começar o ano sem planejar uma das melhores partes, as nossas Vendas! Quem não quer ter um ano de 2020 nadando em dinheiro? Mas para alcançarmos esse objetivo precisamos traçar metas com a nossa equipe. Uma dica: traçar metas junto com a equipe faz com que elas sejam mais mensuráveis e alcançáveis, além de incentivar a todos com a cooperação no planejamento e execução. Neste caso é interessante colocar em prática a técnica SMART, que é traçar metas específicas (Specific – qualquer um pode entender), mensurável (Menssurable – objetivo tem que ser alcançável), atingível (Achievable – pode ser ousado, porém dentro da realidade), relevante (Relevant – quando alcançado o seu esforço será recompensado) e prazo (Time-based – precisa ter uma data específica). Esta técnica pode ser aplicada para todos os objetivos e metas que a empresa quer alcançar.
  • Planejamento Estratégico: todo inicio de ano é bom revisar a missão, visão e valores da empresa e lembrar qual o motivo de existir e quais são as metas de curto, médio e longo prazo.
  • Avaliar as tendências de mercado: em qualquer área é necessário sempre avaliarmos nossos concorrentes e ver o que podemos mudar na empresa, além de ficar de olho na economia nacional e mundial, verificar a existência de novas leis, algumas vezes os hábitos dos consumidores podem ter mudado, além das novas tendências que podem estar surgindo no mundo.
  • Planejamento operacional: avaliar e reavaliar projetos e processos. Verificar passo a passo dos procedimentos da empresa, acompanhar de perto as equipes e verificar sistemas que possam ser implantados para auxiliá-los.
  • DICA OURO: sempre realize uma pesquisa de satisfação com os seus clientes e nada como aproveitar o começo do ano para saber como foi o seu ano anterior. Faça pesquisas pelo Google Forms, coloque questionários nas recepções e caixa e sempre peça a opinião do cliente para o seu relacionamento seja cada vez mais customizado para ele e fiel.
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